cartaz_palestra_tsunamis2_1557839470623aed42bc83f.jpg

Tsunamis na Ilha da Madeira?

Palestra organizada pela Região Madeira

Auditório do Museu da Eletricidade "Casa da Luz"

8 de abril de 2022,17h30

Auditório do Museu da Eletricidade "Casa da Luz"

Ordem dos Engenheiros - Região Madeira

Telefone: 291742502
Telemóvel: 962128231
Email: madeira@madeira.oep.pt
A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros realiza a Palestra "Tsunamis na Ilha da Madeira?”, no próximo dia 8 de abril, pelas 17:30, no Museu "Casa da Luz",  tendo para o efeito convidado o Investigador do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e Coordenador Científico do Sistema Português de Alerta de Tsunamis (PtTWC), Rachid Omira, contando com a colaboração do IPMA / Madeira.

Trata-se de um tema relevante tendo em conta que a Ilha da Madeira é vulnerável a movimentos de massa, havendo registos históricos de colapsos de material no mar que geraram tsunamis ao longo da costa. Evidências de tsunamis gerados por colapsos vulcânicos têm sido encontradas em vários locais a nível mundial, incluindo nos arquipélagos das Canárias, Açores e Cabo Verde.

O recente evento da explosão do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai no Pacífico Sul despoletou um "tsunami silencioso” registado globalmente, tendo provocado alterações no nível do mar em Portugal:

"O sinal de maior amplitude, cerca de 40 cm, foi registado em Ponta Delgada, Açores, tendo o fenómeno sido observado na ilha da Madeira (20 cm medidos no Funchal) …" -  Fonte IPMA.

As inscrições (através do Balcão Único do SIGOE) estão limitadas à capacidade do auditório e são gratuitas para Membros da Ordem dos Engenheiros e Estudantes, tendo um custo de 10€ para os restantes interessados.

A palestra está aberta ao público em geral, mas com inscrição obrigatória até 7 de abril através dos números 291742502 e 962128231, ou para o email madeira@madeira.oep.pt.