imagem_36496297355c08f08e7586.jpg

Av. António Augusto de Aguiar n.º 3 D
Tel.: 21 313 26 62/3/4
Email: colegiogeografica@oep.pt
Consulte o sítio do evento na Internet.

A VIII edição da Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia (VIII CNCG) tem lugar entre 29 e 30 de outubro na Academia Militar – Aquartelamento da Amadora, e focaliza os dois dias de trabalhos no tema central "Informação Geoespacial para as Gerações Futuras – oportunidades e desafios”. As inscrições estão em curso e terminam no dia 27 de outubro.

Esta edição da Conferência surge num contexto em que a informação geoespacial assume uma importância cada vez mais reconhecida pela Sociedade, incluindo recentes iniciativas no âmbito da ONU, constituindo-se não só como fator de desenvolvimento, mas também como um elemento determinante na condução das políticas ambientais, de gestão e ordenamento do território, na mitigação de riscos e no exercício da soberania, entre outros.

Paralelamente, assiste-se a um desenvolvimento infraestrutural e tecnológico sem precedentes: múltiplos sistemas de navegação, de posicionamento e de observação da Terra, diversificação e aumento da resolução de sensores espaciais e terrestres, da capacidade computacional e da velocidade das telecomunicações, proliferação de veículos aéreos e terrestres não tripulados para o transporte de sensores dedicados à medição e à observação, entre outros.

Geodesia
Hidrografia e Oceanografia
Topometria
Cadastro Predial
Cartografia
Observação da Terra e Fotogrametria
Informação Geoespacial: aplicações
Ordenamento e Gestão do Território
Indústria e Serviços
Educação e Capacitação
Normas Técnicas
Projetos Nacionais e Internacionais

Palavras-chave
GNSS, sistemas de referência, posicionamento, navegação, gravimetria, cor oceânica, altimetria por satélite, batimetria, erosão costeira, nível do mar, monitorização, laser scanning, EOS, sensores, UAV, LiDAR, análise de risco, planeamento espacial, cidades inteligentes, BIM, ambiente, transportes e navegação, uso e ocupação do solo, energia, IG na Internet of Things, políticas de IG, infraestruturas de dados geoespaciais, Inspire, web SIG, cloud computing, produção de informação, aplicações mobile, aplicações em código aberto, LBS.

Informações adicionais sobre SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES »»»
Template das Comunicações »»»

Dúvidas sobre a submissão de comunicações deverão ser colocadas através do endereço eletrónico colegiogeografica@oep.pt