imagemvisita_3553926125d9713279dc49.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.oep.pt

Os Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Materiais promovem, a 14 de novembro, uma Visita Técnica às instalações da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela.

A Autoeuropa - Automóveis Lda. é uma empresa do grupo Volkswagen fundada em 1991, resultando inicialmente de uma joint venture entre a Ford e a Volkswagen. Situa-se no concelho de Palmela, distrito de Setúbal e fabrica os conhecidos modelos Sharan, Scirocco, T-Roc e Alhambra (Seat).

A Volkswagen Autoeuropa é o maior investimento estrangeiro industrial em Portugal, sendo esta fábrica a maior unidade do sector automóvel português, tendo uma das melhores e mais modernas unidades de produção de automóveis da Europa, com uma área total que ronda os dois milhões de metros quadrados, incluindo o parque industrial onde se fixaram alguns dos fornecedores mais importantes. A produção da Autoeuropa representa 0,8% do PIB e 10% das exportações portuguesas.

Recentemente, esta unidade fabril da Volkswagen em Portugal ganhou a produção do novo Volkswagen T-Roc. Cerca de 805 empresas fornecem a fábrica com peças para a produção actual em métodos just-in-time, registando-se uma entrega diária de 40 camiões com material destinado à produção. A Autoeuropa emprega mais de três mil trabalhadores, e o parque industrial envolve várias outras empresas com mais alguns milhares de trabalhadores.

A construção e o equipamento das diversas secções da fábrica foram realizados com total respeito pelos padrões europeus em matéria de segurança e protecção do ambiente. A fábrica divide-se em quatro áreas principais de produção de alta tecnologia: prensagem, construção de carroçarias, pintura e linha de montagem.

O programa da visita iniciará na área das Prensas e terminará na Montagem, onde o veículo é finalizado.

Inscreva-se através do Balcão Único/SIGOE

Nota: É necessário levar calçado fechado e não é permitida a captação de imagens.

Condições de participação e Cancelamento
As inscrições decorrem através do Balcão Único do SIGOE até ao dia 11 de novembro. Poderá cancelar a sua inscrição até ao dia 11 de novembro na sua área pessoal do Balcão Único/SIGOE.