foto_portal_passivo_544942899618e37710c332.jpg

Webinar | Recuperação do Passivo Ambiental de São Pedro da Cova: Factos, Imprevistos e Soluções

On-line via plataforma Zoom

25 de novembro de 2021

On-line via plataforma Zoom

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação e Comunicação

Tel: 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promove, no dia 25 de novembro, pelas 18h00, via plataforma Zoom, um webinar subordinado ao tema "Recuperação do Passivo Ambiental de São Pedro da Cova: Factos, Imprevistos e Soluções”

Em 2001/2002 foram depositados pós de despoeiramento dos fornos elétricos da Siderurgia Nacional da Maia nas escombreiras da antiga mina de carvão de São Pedro da Cova, em Gondomar, no âmbito de uma operação de valorização, que permitiria a recuperação ambiental e paisagística do local e a sua futura ocupação urbana.

Em 2010 iniciaram-se os estudos para a avaliação das quantidades e das características físico-químicas do material depositado. Os resultados obtidos mostraram que o depósito representava um elevado risco para a saúde pública e para o ambiente, pelo que era necessário proceder à sua remoção.
Os trabalhos de remoção decorreram em 2014 e 2015, mas não permitiram eliminar a totalidade do depósito, dado que a área e o volume existentes eram muito superiores ao estimado e contratado. Em 2020 iniciou-se a segunda fase da remoção, para concluir a remoção do depósito e a recuperação do local.

Neste contexto o Eng. António José Roque (Investigador Principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil) irá expor os estudos e as metodologias utilizados, salientando as adaptações que houve necessidade de implementar para dar resposta a situações que não estavam previstas.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias através do Balcão Único/ SIGOE

_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.