casaalta2_4361013860d450b09bc66.jpg

Webinar | Valorização de bagaço de Azeitona: Um problema resolvido, mas não otimizado

Online, via Zoom

Online, via Zoom

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação e Comunicação

Tel.: 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica promove, no dia 8 de julho, às 17h00, o Webinar "Valorização de bagaço de Azeitona:  Um problema resolvido, mas não otimizado”. João Diogo, Diretor Fabril da Casa Alta - Soc. Transformadora de Bagaços, Lda., irá apresentar a unidade de valorização de bagaço de azeitona.

Na última década do século passado, os lagares foram obrigados a desenvolver uma mudança de paradigma, o que levou a uma transição ambiental crucial para a sustentabilidade ambiental e económica de toda a fileira do azeite.

Essa transição ambiental ocorreu com a conversão dos lagares, de prensas e de três fases para duas fases. Os lagares passaram assim a produzir azeite e caroço de azeitona de forma ambientalmente sustentável, sendo a água ruça e bagaço de azeitona (numa só fase), encaminhados para unidades de valorização de bagaço de azeitona. Estas unidades surgem assim como pilar que sustenta a última etapa da produção do azeite, valorizando um subproduto que era antes um problema ambiental grave, e são exemplo de economia circular, sustentabilidade ambiental e eficiência energética.

A Casa Alta - Soc. Transformadora de Bagaços, Lda. tem como principal atividade a valorização de bagaço de azeitona de lagares do Alentejo. Na unidade de valorização de bagaço de azeitona da Casa Alta o bagaço húmido que chega dos lagares de azeite é seco, granulado e extratado, sendo convertido em óleo de bagaço de azeitona, biomassa e caroço de azeitona. A biomassa produzida torna totalmente sustentáveis (económica e ambientalmente) os processos térmicos da fábrica, sendo usada no processo de secagem e na produção de vapor para as unidades de extração e granulação. Esta unidade torna sustentável mais de um terço do olival do Alentejo.

João Diogo, diretor fabril da Casa Alta, irá apresentar esta unidade, como exemplo da economia circular, sustentabilidade ambiental e eficiência energética.

Inscrições através do Balcão Único / SIGOE

_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.