Quarentena a Sul: Testemunho de António Carias de Sousa

05 de Maio de 2020 | Geral

Num contexto profissional absolutamente inédito em Portugal, em que as medidas de contenção do novo coronavírus demandam isolamento social e reajustamento das práticas laborais, fomos saber juntos dos nossos membros qual o impacto de toda esta situação no exercício da sua profissão de engenheiro. O testemunho de hoje pertence a António Carias de Sousa, engenheiro civil e Vogal do nosso Conselho Diretivo.

O teletrabalho tornou-se para mim uma surpresa agradável e deve ser encarado como um desafio para todos nós. Após um período inicial de aprendizagem, a lidar com as novas ferramentas de comunicação, surgem as vantagens:
- Reuniões mais objetivas;
- Melhor aproveitamento do tempo;
- Maior concentração;
- Menores gastos.

Penso que, para muitos de nós, o que era inicialmente uma incógnita, vai evoluir rapidamente para novas oportunidades. Agora começa, para todos, um novo desafio. Aproveitar esta experiência para transformar a produção, desburocratizar, simplificar, otimizar, cuidar do ambiente. Um sem número de mudanças que irão acompanhar os novos tempos e os engenheiros, de todas as especialidades, serão chamados a estar na linha da frente.

A história repete-se sempre: a disrupção nos nossos hábitos, desenvolvimento e transformação é sempre mais fácil e rápida quando somos forçados a mudar.

António Carias de Sousa

Vogal do Conselho Diretivo da Região Rul