fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

ADIADA | Formação presencial l Em Sistemas de informação Geográfica QGIS para Engenheiros

3 e 4 de dezembro de 2021 na Sede da Ordem dos Engenheiros Região Açores

20 de Outubro de 2021 | Geral


SINOPSE:

Com anecessidade constante de dar respostas a determinados fenómenos, o conhecimentoespacial assume, desde há longa data, uma importância crítica nodesenvolvimento das atividades humanas e no modo como o homem interage com omeio envolvente. A necessidade de se conhecer a localização geográfica de umfenómeno, de se estabelecer relações com outros elementos do território, deidentificar padrões espaciais, ou de tomar decisões com base nas suascaracterísticas geográficas, são alguns exemplos de como a informação e oconhecimento espaciais desempenharam ao longo dos tempos um papel fundamentalno desenvolvimento social, político e económico de uma sociedade. Quase todosos fenómenos com que nos confrontamos diariamente assumem uma expressão territorial.Representar, analisar e conhecer a dimensão espacial associada a essesfenómenos constitui um dos principais desafios que se colocam aos Sistemas deInformação Geográfica (SIG).

 

Com a evolução das tecnologias de informação geográfica,a linguagem QGIS, uma alternativa livre paratrabalhar em SIG, torna-se uma ferramenta fundamental para análise nas áreas doordenamento do território. Essencial para todos os profissionais das áreas maisdiversas, como: ambiente, transportes, redes de abastecimentoe de infraestruturas básicas, agricultura, proteção civil, entre tantas outras com vistaao suporte na tomada de decisões.

 

DESTINATÁRIOS:

Este curso destina-se a todas as pessoas que tenham reduzida ou mesmonenhuma experiência em SIG. Utilizadores com experiência em SIG mas com poucosconhecimentos no software QGIS. Aformação destina-se a todos os profissionais e estudantes que necessitem deutilizar e manipular informação geográfica, tendo em vista uma mais rápida eeficaz tomada de decisão, entre áreas como o planeamento, ordenamento doterritório, ambiente, entre outras.

 

FORMADORA:

Rita ChichorroRodrigues é Engenheira Geografa, licenciada pela Faculdade de Ciências daUniversidade de Lisboa em 2002, mestrado e doutoramento em Vulcanologia e RiscosGeológicos pela Universidade dos Açores. Em 2020 foi reconhecida comoespecialista de Sistemas de Informação Geográfica pela Ordem dos Engenheiros.

Ao longo do seu percurso profissional tem vindo adesenvolver vários trabalhos no domínio dos Sistemas de Informação Geográfica.Atualmente exerce funções de técnica superior de Sistema de InformaçãoGeográfica.  


Inscrições »»»

Parceiros Institucionais