Entrevista ao vencedor do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2021

26 de Outubro de 2022 | Geral

O Prémio Inovação Jovem Engenheiro - PIJE é uma iniciativa anual do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros. Promovido desde 1990. O prémio foi entregue no dia 24 de setembro, durante a Sessão Solene do Dia Regional do Engenheiro.

David Martins, vencedor do 1º prémio é investigador e estudante de doutoramento em Engenharia Civil, ramo de Estruturas. Cresceu no Algarve e, acabado o ensino secundário, mudou-se para Lisboa para ingressar no Instituto Superior Técnico.
Atualmente pertence ao grupo de investigação CORE Group, que se dedica a estudar a aplicação de diversos sistemas estruturais em material compósito (polímeros reforçados com fibras) no âmbito da Engenharia Civil. O seu trabalho de investigação tem como principal foco o comportamento sísmico de estruturas compostas por estes materiais.

O vencedor é membro efetivo da OE, agregado ao Colégio de Engenharia Civil e venceu com o trabalho intitulado Comportamento sísmico de estruturas GFRP – Ligações, pórticos planos e pórticos tridimensionais.

Fomos perceber em 3 perguntas o que representa a Engenharia na sua vida.

- Como é que a engenharia entrou na sua vida?
Enquanto estudante, a matemática e a física foram as áreas que mais me interessaram e seguir Engenharia pareceu-me o caminho mais natural, abraçando estas duas ciências.

- Jovem, engenheiro, inovador e premiado. O que representa para si esta combinação?
Antes de mais, representa gosto pelo que faço e é, sem dúvida, o resultado de muita dedicação e empenho. Receber esta distinção é indiscutivelmente motivador para continuar a investigar e inovar dentro da área de Engenharia. Por fim, gostava também de salientar que isto só foi possível com a ajuda de muitas pessoas com quem tenho tido a sorte de me cruzar ao longo da minha vida académica.

- Uma mensagem aos jovens engenheiros.
Ser jovem engenheiro nem sempre é fácil. O caminho que cada um de nós percorre é singular e são os obstáculos com que nos deparamos que nos fazem amadurecer. O conselho que dou é que aproveitem este processo sem nunca deixar de se inquietar, questionar e inovar.

Os trabalhos vencedores podem ser consultados no site do PIJE aqui