Região Sul acolheu sessão de apresentação pública dos trabalhos finais da 16ª Edição do CursoBIM

26 de Julho de 2022 |

No dia 15 de julho, teve lugar no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE), com transmissão online, a apresentação pública dos trabalhos finais da 16ª Edição do CursoBIM, acolhida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da OE.

A sessão teve início com a intervenção do Eng. António Carias de Sousa, em representação do Conselho Diretivo da Região Sul, que deu as boas-vindas a todos os presentes e referiu as principais potencialidades da metodologia BIM no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção. Seguiram-se as intervenções dos Engenheiros Miguel Azenha, José Carlos Lino e António Aguiar Costa que, enquanto responsáveis pelo Curso, fizeram um enquadramento do mesmo e dos trabalhos em apresentação.

Em seguida, decorreram as diversas apresentações, por cada um dos grupos de formandos, moderadas pelos Engenheiros Miguel Azenha e José Carlos Lino.
No seu conjunto, as apresentações permitiram aos formandos evidenciar as competências adquiridas para lidar com os desafios inerentes à aplicação de metodologias BIM, com importante impacto nos processos de trabalho e colaboração.
Com efeito, os trabalhos práticos realizados permitiram mimetizar processos BIM que seriam expectáveis na prática, envolvendo várias valências, das quais se podem destacar algumas, a título exemplificativo: (i) definição clara das condições contratuais simuladas de acordo com a norma ISO19650; (ii) definição dos requisitos da entidade contratante (EIR - Exchange Information Requirements); (iii) preparação de plano de execução BIM (BEP); (iv) definição de níveis de informação necessários (EN 17412), e regras de modelação compatíveis; (v) demonstração de capacidade de encetar processos de colaboração e coordenação entre modelos federados BIM de especialidades distintas, particularmente com recurso ao formato aberto de interoperabilidade IFC e ao formato de colaboração BCF, com a devida atenção às necessidade de geo-referenciação de modelos; (vi) auditoria de qualidade e consistência de modelos; (vii) compreensão e geração de  mapas de processo BPMN para os trabalhos de colaboração; (viii) exploração de diversos 'usos BIM' relevantes, como geração automática de peças desenhadas, mapas de trabalhos e quantidades, visualização avançada de modelos (p.ex com realidade virtual e/ou aumentada), gestão da construção com métodos 4D, 5D, interoperabilidade com software de análise (p.ex. estrutural, análise energética), análises de sustentabilidade, etc.

Independente da maturidade BIM inicial de cada individuo, todos os grupos (tipicamente constituídos por 5 pessoas, com competências/funções complementares no trabalho se grupo), demonstraram evolução muito significativa e capacidade de aplicação prática nos vários aspetos do BIM abordados na formação.

A própria identidade distinta de cada grupo no processo permitiu, tal como já tem vindo a ser hábito em edições anteriores, que esta última sessão do Curso fosse uma 'aula entre pares' com novos conteúdos e ideias a ser trazidos por cada um dos grupos.

A sessão terminou com as intervenções dos Engenheiros António Carias de Sousa, Miguel Azenha, José Carlos Lino e Fernando F.S. Pinho, Coordenador do Conselho Regional Sul de Engenharia Civil.

Assista à gravação desta sessão aqui