Região Sul recebeu Sessão Técnica “Storage - Armazenamento de Energia”

19 de Abril de 2023 |

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica promoveu a quarta Sessão Técnica online, integrada no Ciclo Eficiência Energética, sob o mote "Storage - Armazenamento de energia”, no dia 17 de abril.

Susana Serôdio, Vogal do Conselho Diretivo da Região Sul, abriu a sessão contextualizando o tema da Energia, a sua importância na atual conjuntura de guerra na Europa, bem como a necessidade de formar mais engenheiros na área da energia, para aumentar a capacidade de resposta à procura e aos desafios da transição energética.
A moderar a sessão, Carlos Pelicano, Coordenador do CRC de Engenharia Eletrotécnica, salientou que é fundamental complementar a nova geração de energia de fontes renováveis - como a energia eólica, solar e hídrica - com a capacidade de armazenamento e consequente integração na Rede Elétrica e dar ao sistema elétrico maior eficiência e segurança.
Carlos Pelicano saudou a Siemens Portugal, pelo excelente exemplo e contributo para elevar o papel da engenharia portuguesa além-fronteiras, através dos seus centros de competência mundiais sediados em Portugal.
O orador convidado, Marco Furtado, fez uma excelente apresentação com foco na implementação de Battery Energy Storage Systems (BESS), o seu papel na aceleração da transição energética, terminando com o estudo de caso implementado na Ilha Terceira.
Após a apresentação, o orador respondeu atentamente às questões levantadas pelos participantes, que se mostraram muito interessados nesta temática.
A terminar a sessão, Susana Serôdio enquadrou a legislação em vigor e a importância de os decisores nacionais acelerarem a tomada de decisões, sob pena de aumentar a nossa dependência energética.

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica agradece a todos os participantes e convida, desde já, para a última Sessão Técnica deste Ciclo - "Smart Campus” – que vai decorrer no dia 16 de maio, às 18h00.

Consulte a apresentação da sessão aqui.

Assista à gravação da sessão.