fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

20 de maio – Dia Europeu do Mar

O dia 20 de Maio é um dia com especial importância simbólica para Portugal, pois representa o dia em que Vasco da Gama chegou à Índia

20 de Maio de 2019 | Geral, Engenharia do Ambiente, Engenharia Naval


O Dia Europeu do Mar é celebrado anualmente no dia 20 de maio, tendo como principal objetivo destacar o papel fundamental que os oceanos e os mares assumem na vida das comunidades costeiras e de todos os cidadãos da União Europeia, assim como no domínio do crescimento sustentável e do emprego na Europa.

As celebrações do Dia Europeu do Mar decorrem todos os anos numa cidade distinta, sendo que em 2019 a responsabilidade competiu a Lisboa, com atividades que decorreram antecipadamente, a 16 e 17 de maio, e que foram dedicadas ao empreendedorismo azul, inovação e investimento, com um enfoque especial nas questões da investigação e inovação para um oceano saudável.

A comemoração na capital portuguesa veio reforçar a importância estratégica deste recurso para Portugal, enquanto fator decisivo para o impulso da economia portuguesa. Veio, ainda, intensificar o compromisso em fomentar uma melhor gestão das zonas costeiras, dos mares e dos oceanos por todos os cidadãos e intervenientes em causa, com particular destaque para as Engenharias que têm no mar o seu foco de atividade, nomeadamente as Engenharias Naval, Geográfica e do Ambiente. 

O dia 20 de Maio é um dia com especial importância simbólica para Portugal, pois representa o dia em que Vasco da Gama chegou à Índia.

O Dia Europeu do Mar foi oficialmente lançado no dia 20 de maio de 2008, em Estrasburgo, onde o Presidente do Parlamento Europeu, o Presidente do Conselho Europeu, e o Presidente da Comissão Europeia assinaram uma declaração comum tripartida, que a estabelece.


Parceiros Institucionais