7 de junho | Dia Mundial da Segurança Alimentar

07 de Junho de 2020 | Geral, Engenharia Agronómica, Engenharia Química e Biológica

A Assembleia Geral das Nações Unidas, reunida a 20 de dezembro de 2018, adotou a resolução de proclamar o dia 7 de junho de cada ano como o Dia Mundial da Segurança Alimentar.

Celebra-se, assim, nesta data, os inúmeros benefícios da alimentação segura, algo que muitos assumem como garantido, mas que, a nível mundial, não o é para uma vasta faixa da população.

Alimentos inseguros são uma ameaça à saúde e à economia, afetando desproporcionalmente pessoas vulneráveis e marginalizadas, especialmente mulheres e crianças, populações alvo de conflitos e migrantes. Também prejudica o comércio global, conduzindo a maiores índices de desperdício de alimentos, situação inaceitável quando muitas pessoas ainda passam fome.

Neste ano de 2020, a Ordem dos Engenheiros associa-se a esta data, elevando não só o papel imprescindível dos engenheiros que exercem a sua atividade na área da produção e controlo alimentar e que contribuem para a disponibilização de alimentos seguros para todos, como para sublinhar o esforço de todos os profissionais que atuam na cadeia de produção e distribuição de alimentos e que, durante este período de pandemia causado pelo COVID-19, garantiram alimentos de segurança à população.