9 de dezembro – Dia Internacional Contra a Corrupção

09 de Dezembro de 2019 | Geral

Assinala-se hoje, 9 de dezembro, o Dia Internacional Contra a Corrupção.

Este Dia foi instituído pelas Nações Unidas em 2003, com o objetivo de consciencializar a Sociedade sobre o que é a corrupção e sobre quais as suas consequências, bem como envolver todos os cidadãos no combate a este crime, principalmente através de denúncias.

Segundo as estimativas das Nações Unidas, a corrupção custa todos os anos o equivalente a mais de 5% do PIB mundial (um bilião de dólares só em subornos; 2,6 biliões que são roubados à economia). Nos países em desenvolvimento, a corrupção consome dez vezes mais do que os montantes destinados oficialmente ao crescimento económico e social.

A Ordem dos Engenheiros (OE) associa-se a esta importante data, considerando que a luta contra a corrupção é fundamental para o desenvolvimento de um País.

Recorde-se que a OE aderiu, desde a primeira hora, à campanha anticorrupção dirigida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial e pela Global Compact Network Portugal às organizações dos setores privado e público com o objectivo não só de estimular a tomada de que cada organização o faça junto dos seus stakeholders, de modo a contribuir para a construção de uma Sociedade cada vez mais íntegra, justa e transparente.