A 2ª Reunião do Conselho Municipal de Habitação de Lisboa contou com a intervenção do Presidente da Região Sul

28 de Julho de 2022 | Geral

No dia 20 de julho teve lugar a 2ª reunião do Conselho Municipal de Habitação de Lisboa, que decorreu nos Paços do Concelho sob a coordenação da Vereadora Arq. Filipa Roseta.

O Conselho Municipal de Habitação é um órgão consultivo da Câmara Municipal de Lisboa, reativado este ano e composto pelas forças políticas eleitas na cidade, entidades institucionais com património imobiliário habitacional, e agentes do setor e da sociedade civil.

Pretende dar uma contribuição sobre as questões relacionadas com o solo urbanizado, a reabilitação do edificado e novas construções que respondam às carências habitacionais e às situações de emergência ou fragilidade.

A intervenção que o Eng. Luís Machado efetuou, enquanto Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul e representante da Ordem no Conselho, centrou-se na transmissão de uma preocupação e na partilha de uma informação.

Preocupação relativa aos processos de reabilitação, salientando a importância de conferir ao edificado características técnicas que assegurem a estabilidade, durabilidade e segurança, nomeadamente, perante a atividade sísmica, com a consequente minimização dos riscos para os seus ocupantes.

Partilha das alterações verificadas na capacidade que a fileira da construção está  a mostrar para responder aos desafios associados ao acréscimo de preço dos materiais e à carência de mão-de-obra especializada, com um forte investimento na industrialização e execução em fábrica de partes ou componentes da obra, com vista a reduzir prazos, maximizar a qualidade e minimizar o impacto nos custos finais.