A Implementação do ETRS89 em Portugal Continental

17 de Dezembro de 2010 | Engenharia Geográfica

Por iniciativa do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica decorreu, no passado dia 27 de Outubro, na Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, o workshop “A Implementação do ETRS89 em Portugal Continental”.

Tendo em conta que, em Dezembro de 2009, foram aprovados os requisitos para os Temas de Dados Espaciais constantes do Anexo I da Directiva INSPIRE (Directiva 2007/2/EC), e que, no que respeita aos Sistemas de Referência a serem utilizados na georreferenciação (CRS) é requerida a utilização do ETRS89 (European Terrestrial Reference System 1989), esta iniciativa, que contou com quase uma centena de participantes, revestiu-se de particular interesse e pertinência para todos aqueles que são utilizadores deste sistema.

Vários aspectos relacionados com a adopção do ETRS89 em Portugal Continental foram apresentados neste evento, sendo que os três oradores convidados - Eng. Manuela Vasconcelos, Eng. João Agria Torres e Eng. José Alberto Gonçalves -, destacaram os princípios em que se baseia o ETRS89 e os desenvolvimentos mais recentes respeitantes à evolução dos referenciais que o apoiam. As várias metodologias possíveis para a transformação da informação geo-espacial entre diferentes sistemas de referência e as estratégias que têm vindo a ser implementadas a nível institucional na adopção do PT-TM06 e no apoio aos utilizadores no processo de transição para este novo sistema foram igualmente temas debatidos nesta iniciativa.