Tarde de Engenharia organizada pelo Colégio Regional da Madeira de Engenharia Agronómica

13 de Fevereiro de 2019 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Regional de Engenharia Agronómica, promoveu a conferência "Tarde de Engenharia: A nova Política Agrícola Comum 2021-2027. Debate sobre o futuro da PAC na Região Autónoma da Madeira”, que se realizou na sede da OE/Madeira no dia 11 de dezembro de 2018.  Esta Tarde de Engenharia enquadrou-se no ciclo de conferências que regularmente são promovidas pela Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, com o objetivo de informar, esclarecer e debater matérias atuais, do interesse dos engenheiros madeirenses, na perspetiva do exercício pleno da cidadania.

A conferência incluiu três intervenções. A primeira, "A Política Agrícola Comum 2021-2027 - Qual o novo modelo de implementação da PAC?”, foi proferida pelo Dr. Hugo Almeida, da Comissão Europeia / Unidade da Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural responsável pela implementação do Programa de Desenvolvimento Rural da Madeira, a segunda, "A nova PAC é uma evolução ou uma revolução? Contraponto da PAC 14-20 com a PAC 21-27”, foi proferida pelo Prof. Francisco Avillez, Professor Catedrático de Economia e Política Agrícola do Instituto Superior de Agronomia, e a terceira, "A Política Agrícola Comum na Região Autónoma da Madeira”, foi proferida pelo Eng. Henrique Seabra, Gestor do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira - PRODERAM 2007/2013.

As intervenções incluíram enquadramentos muito esclarecedores sobre o novo modelo de implementação da PAC, a história e evolução da PAC, e a implementação da PAC na RAM, que proporcionaram aos colegas participantes um insubstituível momento de reflexão e debate sobre uma matéria da maior importância para a respetiva valorização profissional e pessoal, tendo sido atingido o objetivo proposto para a Tarde de Engenharia.

APRESENTAÇÕES