fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

“A Zona Costeira de Portugal: como a podemos defender?”

Seminário Internacional

19 de Maio de 2017 | Geral


"A Zona Costeira de Portugal: como a podemos defender?” é o tema central do seminário internacional que vai decorrer no dia 7 de junho, a partir das 9h30, na Fundação Cidade de Lisboa.

Na Sessão de Abertura estará presente o Ministro do Ambiente, Eng. João Pedro Matos Fernandes, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires, o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Dr. Nuno Lacasta, e o Presidente da Associação Portuguesa dos Recurso Hídricos (APRH), Eng. Francisco Taveira Pinto.

Segundo os organizadores, as zonas costeiras são sistemas com elevado dinamismo sendo o seu comportamento morfodinâmico diretamente influenciado por forças naturais (por exemplo, ondas, correntes de maré, descargas fluviais e mudanças do nível do mar) e por impactos induzidos pelo homem (por exemplo, modificações costeiras e alterações no trânsito sedimentar).

Compreender os processos físicos e a sua resposta às ações antropogénicas, necessários ao estudo integrado de estuários e praias, é de elevada importância para a vida humana, para o equilíbrio da zona costeira e para a proteção de bens patrimoniais.

Deste modo, no Seminário serão abordados temas, através de conceituados especialistas portugueses e estrangeiros, sobre a monitorização e riscos, análise dos riscos provocados pelas alterações climáticas, observatórios do litoral, planificação e governação das zonas costeiras.

Terá, ainda, lugar uma Mesa Redonda, que discutirá os principais problemas, modelos e planos de ordenamento e intervenções na zona costeira das regiões hidrográficas.

A Sessão de Encerramento será da responsabilidade da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Dra. Célia Ramos, durante a qual irá fazer o ponto da situação sobre os novos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC).

O Seminário internacional "A Zona Costeira de Portugal: como a podemos defender?” é organizado pela APRH, com o apoio da Ordem dos Engenheiros, beneficiando os seus membros de desconto na inscrição (até 20 de maio).

Todas as informações em www.aprh.pt/index.php/pt/eventos-actividades/organizados-pela-aprh/2017/7-de-junho-de-2017

Parceiros Institucionais