Adaptação a Alterações Climáticas no Setor da Água e Saneamento Urbano

Sessão, 28 de setembro, Lisboa

12 de Setembro de 2018 | Especializações

No âmbito das atividades humanas e aspetos relacionados, o setor da água é um dos mais afetados pelas alterações climáticas. Estas alterações refletem-se, nomeadamente, ao nível de temperaturas médias e temperaturas extremas, regimes de precipitação e aumento do nível médio da água do mar.

Tendo o Conselho Diretivo Nacional declarado o ano de 2018 como "O Ano das Alterações Climáticas da Ordem dos Engenheiros”, a presente iniciativa pretende, reforçando esse desígnio, constituir um fórum privilegiado de discussão do impacto das alterações climáticas nos serviços de água, incluindo nos sistemas de abastecimento de água, de águas residuais e de águas pluviais e de reflexão sobre abordagens e medidas sustentáveis, físicas e não físicas, de adaptação do setor.

A iniciativa contará, como oradores principais, com Filipe Duarte Santos, Investigador da Ciência das Alterações Climáticas, Professor Catedrático e Diretor do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, iniciativa conjunta de Escolas da Universidade de Lisboa (UL) e da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e com a Eng.ª Maria Rafaela Matos, Investigadora Coordenadora do Departamento de Hidráulica e Ambiente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), coordenadora de várias iniciativas, incluindo projetos europeus, relacionadas com o tema do evento. Na sessão participarão ainda, como comentadores, o Prof. José Alfeu Marques da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra  (FCT-UC) e a Doutora Ana Margarida Luís, da Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL).

Aceda à página do evento »»»