Adriano Moreira inicia Ciclo de Palestras “Santarém na Ordem”

28 de Março de 2017 |

A Delegação Distrital de Santarém promoveu, no passado dia 10 de março, a primeira palestra do ciclo "Santarém na Ordem”, subordinada ao tema "Conciliar o Mundo”, que contou com a presença de 83 pessoas.

Contando com a colaboração do Instituto Politécnico de Santarém, esta primeira palestra decorreu no Auditório da Escola Superior Agrária, e teve como convidado o Prof. Adriano Moreira, advogado, professor universitário de Ciência Política e Relações Internacionais, além de ser uma referência política nacional. É atualmente Professor Emérito da Universidade Técnica de Lisboa e Presidente do Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa.

A palestra teve início com as intervenções do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, Prof. Jorge Justino, do Delegado Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Rui Barreiro, e prosseguiu com a intervenção do Prof. Adriano Moreira, que, em quase duas horas, revelou a destreza intelectual que mantém aos 94 anos de idade.

História, religiões, terrorismo e política internacional, foram foram alguns dos temas abordados, relatando um percurso que culminou num «globo ameaçado pela ordem violada, e pela desordem crescente».

«(…) o dia 11 de setembro de 2001, que foi chamado Dia de Fogo, marca o início de uma época, e por isso de exigência de profunda meditação sobre os futuros possíveis da humanidade, e da casa comum que é a Terra.». Foi este o mote que marcou também o início da palestra, seguindo-se temas como a multiplicação de acessos ao armamento atómico, a queda do muro de Berlim, o Vietname, as dificultadas da 2ª guerra do Iraque, o impasse do Afeganistão e, por último, os 10 anos de caça a Bin Laden, argumentos estes que procuraram fundamentar a «crescente importância e urgência da temática que se traduz em reformular os métodos de conciliar o mundo».

A palestra terminou com uma alusão aos EUA, à Europa e à relação em unidade ocidental: «Somos todos ocidentais. Em que circunstâncias, num mundo tão ameaçado pela ordem como pela desordem: (…) A resposta (…) é escolher estadistas como tivemos, e que não foram substituídos. Necessitamos de vozes encantatórias, e nós, de saber que Portugal tem janelas de liberdade, para além da Europa decadente (…).».

No final da sessão houve ainda lugar a um debate, com a participação do público presente.

A Delegação Distrital de Santarém agradece a disponibilidade do Prof. Adriano Moreira para integrar este ciclo de palestras, congratulando o seu ilustre discurso, e agradece também ao Instituto Politécnico de Santarém, na pessoa do Prof. Jorge Justino, por se ter associado a este evento.