fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Aeroporto complementar no Montijo

Desde os low-cost aos aviões de longo curso - uma solução frágil em pleno crescimento

27 de Setembro de 2018 | Geral


A Ordem dos Engenheiros continua a ver com bastante apreensão os desenvolvimentos ao projeto inicialmente previsto para o aeroporto complementar do Montijo, que resultam de consecutivas alterações aos pressupostos iniciais apresentados por parte do Governo.
Os estudos de impacte ambiental no Montijo teimam em não ver a luz do dia, sendo que as mudanças de pressupostos são consecutivas, sem que tenha lugar uma prévia discussão pública transparente e com disponibilização pública de informação relevante. 

Portugal perdeu a soberania aeronáutica por força de uma concessão feita sob pressão da crise e da troika, mas os portugueses não perderam o direito a serem informados das decisões que afetarão o seu futuro próximo em termos de competitividade e perenidade das soluções. 
Sendo certo que razões económicas condicionam a liberdade do País, a OE entende que tal não justifica que as decisões, mesmo que sejam estas, não tenham tido a intervenção de quem detém conhecimentos técnicos sobre o assunto - o LNEC e os engenheiros -, já que a concessionária terá naturalmente outra ordem de preocupações e objetivos.


Parceiros Institucionais