Análise Quantitativa do Risco na gestão de solos contaminados em debate na Região Sul

22 de Dezembro de 2020 | Engenharia Geológica e de Minas

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promoveu, no passado dia 17 de dezembro, o webinar subordinado ao tema "Análise Quantitativa do Risco (AQR) na gestão de solos contaminados".

Os solos contaminados são uma herança que a atividade industrial do homem nos últimos séculos deixou à sociedade atual. Numa altura em que o contributo para o desenvolvimento sustentável integra as preocupações diárias de todos nós, a reabilitação destes solos está na ordem do dia. O tema deste webinar versou sobre a análise do risco na gestão de solos contaminados, atividade transversal a várias intervenções do projeto em engenharia e que se tem vindo progressivamente a tornar parte da atividade do engenheiro do século XXI.

Neste contexto, o Eng. Marco Rocha, fundador e consultor principal da Brownfield Engineering, Consultoria Geoambiental Lda., abordou a AQR através de uma apresentação esclarecedora, definindo a metodologia, explicitando os seus objetivos e os procedimentos envolvidos, as suas vantagens e limitações e o seu contributo para uma gestão sustentada. Foram também discutidos exemplos práticos no âmbito da AQR de locais contaminados, utilizando várias abordagens e o efeito que elas teriam no tipo e custo da remediação a adotar.

No final da apresentação, foram esclarecidas várias questões formuladas pelos participantes. Esta iniciativa contou com 135 participantes, comprovando assim a atualidade e interesse do tema.

Consulte a gravação desta sessão aqui