Apresentação do livro "Reabilitação estrutural de paredes de alvenaria de pedra tradicional”, da autoria do Eng. Fernando F. S. Pinho

12 de Julho de 2021 | Geral, Engenharia Civil

Com o apoio do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE), decorreu no passado dia 30 de junho, entre as 17h00 e as 18h30, a apresentação (online) do livro "Reabilitação estrutural de paredes de alvenaria de pedra tradicional”, da autoria do Eng. Fernando F. S. Pinho, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da OE.

A sessão contou com as intervenções do Eng. Carlos Mineiro Aires, Bastonário da OE; do Eng. Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE; do Prof. José Paulo Santos, Diretor da NOVA.FCT Editorial; do Prof. Jorge de Brito, Presidente do DEC IST; do Prof. João Appleton, da A2P Consult, Lda.; do Prof. Válter Lúcio, Subdiretor Adjunto para a Modernização e Novas Infraestruturas da FCT NOVA, que também representou o Diretor da FCT NOVA, e do autor, Eng. Fernando F. S. Pinho.

O livro é composto por duas partes, sendo a primeira constituída por cinco capítulos, e a segunda por sete capítulos. Na Parte 1 é feito um enquadramento geral do tema, o qual inclui as principais características e anomalias estruturais das construções de alvenaria de pedra tradicional, os principais métodos de inspeção e diagnóstico destas anomalias, e as principais técnicas de reabilitação estrutural.

Na Parte 2 descreve-se o trabalho de investigação realizado pelo autor no Departamento de Engenharia Civil da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, no âmbito da parte experimental da sua tese de doutoramento, relativa à análise experimental de diversas soluções de reforço estrutural desta tipologia construtiva, incluindo, entre outros: o processo construtivo de 62 modelos experimentais (muretes) de alvenaria de pedra tradicional, que tiveram como principal referência as paredes dos edifícios da Baixa Pombalina em Lisboa; as soluções de reforço aplicadas em grande parte daqueles muretes; os ensaios mecânicos em compressão axial e compressão-corte realizados em dois sistemas de ensaios projetados e montados para este estudo, e; a apresentação e discussão dos resultados obtidos.

Os direitos de autor irão reverter na totalidade para a FACIT ("faça-se", em latim) - Associação de Solidariedade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), que tem como objetivos a conceção, apoio, promoção e execução de programas e ações de solidariedade social em benefício de alunos ou funcionários carenciados da FCT/UNL.

O livro está disponível para venda nas instalações da Sede da Região Sul da OE.