Aproveitamento energético de resíduos alvo de um jantar-debate com a Valorsul

08 de Julho de 2019 | Geral

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica, em parceria com o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, promoveu, no dia 24 de junho, no restaurante da Região Sul, em Lisboa, um jantar-debate com a empresa Valorsul, responsável pelo tratamento de resíduos sólidos das regiões de Lisboa e Oeste.

O evento contou com a presença de Tomás Serra, administrador da Valorsul com o pelouro da produção, tendo sido feita uma apresentação da empresa, da sua missão, das suas unidades de tratamento de resíduos, bem como das suas políticas e tendências da valorização, nomeadamente a valorização energética.

Abrangendo uma extensa área de cobertura de 19 municípios da região de Lisboa e Oeste, com cerca de 1,6 milhões de habitantes, a Valorsul possui um contrato de concessão com exclusividade até 2034. O tratamento e valorização dos resíduos representam cerca de 921 mil toneladas de material por ano, tendo-se registado em 2018 uma produção e exportação de energia de 309 GWh/ano, 89% produzida na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e 8% em aterros. Não é, assim, de estranhar que, em termos de receitas, cerca de 47% seja proveniente da venda de energia. Esta receita é complementada com o valor proveniente da tarifa (29%) e dos recicláveis (18%).

A apresentação focou ainda aspetos mais técnicos, com forte presença de engenharia ao longo de todo o processo produtivo, desde as caldeiras e turbina, passando pela recuperação energética dos gases de combustão, controlo de elementos radioativos à entrada, depuração de gases e tratamento das cinzas volantes e das escórias de fundo.

O final da sessão ficou marcado por um interessante debate entre os participantes acerca dos temas apresentados, sendo possível constatar diferentes pontos de vista relativamente às diversas políticas de tratamento dos resíduos urbanos, com foco na discussão do papel da legislação energética no âmbito da economia circular.

Aceda aqui à apresentação.