fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Assunção Cristas debate Lisboa a SUL

24 de Maio de 2017 | Geral


No passado dia 26 de abril, o restaurante da OE foi o cenário para o início  de um ciclo de jantares-debate, que tem por objetivo esclarecer os seus Membros sobre as propostas dos principais candidatos às eleições autárquicas para a Câmara Municipal de Lisboa. A Presidente do CDS/PP e também candidata à Câmara Municipal de Lisboa, Profª. Assunção Cristas, inaugurou este ciclo, partilhando com os membros da OE, as suas propostas  para a cidade de Lisboa.

Conduzido pelo Eng. António Laranjo, o debate incidiu sobre 3 áreas temáticas: Mobilidade, Reabilitação Urbana e Projetos relevantes para a cidade de Lisboa.

A Prof. Assunção Cristas iniciou o tema da Mobilidade com a referência à necessidade de se reforçar a eficiência nos transportes, e de se limitar a entrada de veículos na capital. Considera necessária a criação de um incentivo que promova a utilização da rede de transportes públicos, potenciando a respetiva frequência e acessibilidade. A oradora convidada referiu a importância da articulação entre Metro e Carris, salientando que deveriam ser complementares e estar sob gestão da mesma entidade. Mais concretamente, falou-se ainda no pouco investimento que tem sido feito no Metropolitano de Lisboa, e na importância de alargamento da rede a outras áreas de Lisboa e Margem Sul. Sobre a Carris, referiu a necessidade de melhorias na rede, nomeadamente na correlação entre a frequência de autocarros e os horários de maior fluxo de passageiros. O parqueamento da cidade foi outro dos pontos abordados, falando-se a necessidade de criação de mais parques nas zonas limítrofes da cidade, e de uma maior proximidade entre a EMEL e os Lisboetas, proporcionando melhores condições de estacionamento para as famílias que residem na cidade. Segundo a oradora, os impostos pagos justificam uma maior qualidade de serviço.

Sobre uma das questões mais controversas questões relativas à mobilidade da cidade de Lisboa, a Segunda Circular, a Prof. Assunção Cristas referiu que esta é uma questão que tem sido pouco debatida e que necessita de uma avaliação mais profunda.

Iniciando a temática da Reabilitação Urbana, foi referida a necessidade de rejuvenescimento e reabilitação da cidade. Tem-se assistido nas últimas décadas a uma diminuição demográfica dentro da cidade, e a um aumento da população mais envelhecida.
Considera importante a reabilitação da zona histórica numa perspetiva turística, no entanto, acredita na necessidade de se apostar noutras zonas da cidade, para a construção de fogos direcionados para a classe média. Considera que nesse sentido, a CML poderia ter um papel mais preponderante na rentabilização do seu património e na instauração de um programa de rendas acessíveis. 

Sobre os projectos que tem para a cidade, além dos projectos de habitação para fomentar o regresso das famílias à cidade, referiu a construção de novos bairros sociais, e salientou a rentabilização das valências do Rio, como a aposta na náutica de recreio, dinamização logística e de transporte de mercadorias. 

Relativamente ao aeroporto, considera importante que a cidade mantenha o seu aeroporto, com o apoio de uma base complementar. Além da optimização da infraestrutura já existente na Portela, um novo pólo de apoio seria importante para auxiliar o tráfego e direcionar as companhias low cost

O debate finalizou com uma sessão de perguntas e respostas, onde se falou na inovação e tecnologia gerada nas faculdades aplicada às necessidades das cidades, nas Smart Cities e infraestruturas do futuro, na domótica, veículos autónomos e energias renováveis.

Estes jantares-debate terão continuidade com os principais candidatos às eleições autárquicas para a Câmara Municipal de Lisboa, em datas que irão ser oportunamente anunciadas.


Parceiros Institucionais