Atividade portuária portuguesa vive período de franco crescimento

25 de Maio de 2017 | Especializações

A Ministra do Mar, Eng.ª Ana Paula Vitorino, afirmou ontem, 24 de maio, na Ordem dos Engenheiros, no encerramento do seminário "Infraestruturas Portuárias e Cadeias Logísticas”, organizado pela Especialização em Transportes e Vias de Comunicação, que o Governo está neste momento a definir as grandes estratégias para os próximos tempos, nomeadamente na área portuária, e está a fazê-lo num enquadramento económico que já permite maiores ambições. "Esta é uma área chave para o desenvolvimento económico do País e para a sustentabilidade social e ambiental”. A governante recordou que no final do ano o Governo havia apresentado a estratégia para a atividade portuária, que contemplava a melhoria da capacidade portuária, das acessibilidades marítimas, as ligações à ferrovia, entre muitas outras medidas cruciais para o setor. Contudo, destacou especialmente a importância que tal estratégia colocou na ligação dos portos nacionais à economia do mar. "Pretendemos atribuir uma nova dimensão a esta grande família da economia do mar, associando os portos e tornando-os em verdadeiras plataformas de desenvolvimento desta economia”. Do mesmo modo, enfatizou a relevância que o Governo pretende atribuir à interligação entre as grandes infraestruturas portuárias e a indústria naval nacional.

O crescimento do setor portuário nacional foi abordado pelo Bastonário durante a abertura do seminário, tendo evidenciado tratar-se de uma atividade crucial para a economia nacional e à qual a Ordem dos Engenheiros irá prestar atenção, tal como o fará a propósito de outros temas nacionais de relevância para o País e sobre os quais a Engenharia tenha competência e saber.

Recorde-se que o movimento dos portos portugueses tem crescido continuamente nos últimos quatro anos, batendo sucessivos recordes anuais, sendo que o volume de carga movimentada no mesmo período teve um crescimento acumulado de 27%. Estes dados foram avançados pelo Coordenador-adjunto da Especialização, Eng. Artur Bívar, que se socorreu de informações divulgadas pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes para demonstrar o crescimento registado: "os portos nacionais registaram, no 1.º trimestre do ano, a melhor marca de sempre em termos de movimento de carga, com destaque para o Porto de Sines”. Durante o mesmo período, Portugal recebeu 2.623 escalas de navios, incluindo navios de cruzeiro.

Todos estes dados foram secundados pelos Presidentes dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, dos Portos de Lisboa e Setúbal e dos Portos de Sines e Algarve, que apresentaram os investimentos previstos e estratégias de crescimento para os portos que gerem.