Avaliação Geológico-Geotécnica na Construção - Prever Prevenir Poupar

18 de Outubro de 2022 | Geral

No dia 17 de outubro de 2022, o futuro Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, que se encontra em constituição, realizou mais um contributo para as "Tardes de Engenharia” com a comunicação "Avaliação Geológico-Geotécnica na Construção - Prever Prevenir Poupar”, apresentada pela Eng.ª Filipa Palma, licenciada pré-Bolonha da Universidade de Coimbra e membro sénior da Ordem dos Engenheiros. A proposta desta tarde de engenharia foi muito bem acolhida pela comunidade regional contando com a inscrição de cerca 30 colegas.

A comunicação visou salientar o potencial do contributo ativo das geociências nas diversas fases da construção. O objetivo da Previsão para a Prevenção foi ilustrado ao longo do percurso construtivo, com acompanhamento esquemático e fotográfico de casos concretos. Demonstrou-se o papel de facilitador dos engenheiros das geociências, os quais se revelam elementos-chave para garantir um desenvolvimento sustentável da construção, bem como o aproveitamento de georrecursos. Foi evidenciado como a importância da determinação das variáveis condicionantes permite, por um lado, conferir maior segurança, robustez e fiabilidade ao projeto, e por outro, dimensionar adequadamente as ações de manutenção.

Foi ainda proposta a criação de uma nova fase, a acrescentar ao processo construtivo: a criação de um banco de dados com a informação técnica das obras passadas (Data Silos Geológicos). O desafio passa por desenvolver e sistematizar os elementos recolhidos ao longo da vida da obra, por forma a constituírem a representação de uma experiência ímpar e a serem reutilizados. Foi aventada a possibilidade de serem a Ordem dos Engenheiros ou o Laboratório Regional de Engenharia as entidades responsáveis pela Gestão desta informação.

Após a conclusão da apresentação, seguiu-se um espaço de troca de experiências e debate, no qual ficou demonstrado o interesse e a atualidade regional do tema através da participação ativa da plateia.