Bastonário negoceia termos de reciprocidade profissional com México, Costa Rica e Colômbia

18 de Janeiro de 2023 | Geral

O Bastonário, Fernando de Almeida Santos, esteve esta semana reunido com associações congéneres do México, Costa Rica e Colômbia tendo em vista a negociação dos termos dos protocolos de reciprocidade que permitirão o reconhecimento e a mobilidade mútua entre os engenheiros portugueses e os daqueles países.

Ainda em 2023, serão firmados em Portugal, em cerimónia própria, os convénios definitivos com aqueles três países.

Estas iniciativas inserem-se na estratégia internacional da Ordem dos Engenheiros, que tem por objetivo aumentar o reconhecimento e a valorização dos engenheiros portugueses no estrangeiro, no sentido de potenciar Portugal e a engenharia portuguesa através de diplomacia económica ao mais alto nível.

Atualmente, a Ordem dos Engenheiros tem estabelecidos acordos de cooperação ou para o exercício da profissão em reciprocidade, com associações congéneres dos seguintes países: Espanha, Holanda, Itália, Chéquia, Reino Unido, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Colômbia, Cuba, México, Costa Rica, Honduras, Estados Unidos e Macau (China).