Bastonário participa no IX Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia

29 de Agosto de 2022 | Geral

Tem hoje início, em Maputo, o VI Congresso de Engenharia de Moçambique e IX Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, dedicado ao tema "Desafios da Engenharia na Cooperação para o Desenvolvimento e Combate às Alterações Climáticas”.
A Ordem dos Engenheiros está representada neste evento pelo seu Bastonário, Fernando de Almeida Santos, bem como pela sua Vice-presidente Nacional, Lídia Santiago.

A sessão de abertura, presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique, Carlos Mesquita, contou com a intervenção de Fernando de Almeida Santos, que felicitou a Ordem dos Engenheiros de Moçambique pela pertinência da escolha da temática do Congresso.

O IX Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia decorrerá até 1 de setembro, contando no programa com vários painéis técnicos dedicados a temas tão vastos como: Energia, Ambiente e Alterações Climáticas; Infraestruturas de Transporte e Mobilidade Urbana; Construção e Reabilitação Urbana e Geotecnia e Recursos Minerais.

O Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Agronómica, Raúl Jorge, será um dos oradores do painel dedicado a Energia, Ambiente e Alterações Climáticas. Já no painel dedicado a Geotecnia e Recursos Minerais, a Ordem estará representada por Joaquim Góis, Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Geológica e Minas.

É a quarta vez que a Ordem está representada no evento pelo seu Bastonário. A Ordem dos Engenheiros de Portugal tem sido parceira dos Congressos Luso-Moçambicanos de Engenharia, promovidos pela Ordem dos Engenheiros de Moçambique, entidade com quem mantém históricas relações bilaterais protocoladas, que permitem o exercício profissional dos Engenheiros Portugueses naquele país lusófono.