Bastonário recebe Presidente da Union of Scientific and Engineering Associations of Ukraine

26 de Maio de 2022 | Geral

Nicolay Kiryukhin, Presidente da "Union of Scientific and Engineering Associations of Ukraine" (USEAU), foi ontem recebido pelo Bastonário e pelos Vice-presidentes Nacionais, numa reunião que teve por objetivo manifestar a solidariedade da Ordem dos Engenheiros (OE) para com a Ucrânia no atual contexto de conflito armado, bem como dar a conhecer os procedimentos aprovados pelo Conselho Diretivo Nacional que facilitam a integração no mercado de trabalho dos engenheiros ucranianos em Portugal.

Reputando de muito relevante a presença do Presidente da USEAU na Sede da OE, o Bastonário relevou que os engenheiros ucranianos que se encontrem em Portugal ao abrigo do regime de proteção temporária de pessoas deslocadas podem inscrever-se de forma facilitada nesta Associação Profissional.
Recorde-se que o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros deliberou proceder a alterações no processo de admissão dos engenheiros oriundos da Ucrânia e que se encontrem em Portugal ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 29-A/2022, de 1 de março, que estabelece as condições de proteção temporária a pessoas deslocadas da Ucrânia, de modo a simplificar a admissão destes engenheiros, em virtude do conflito armado vivido naquele país (consulte aqui o Normativo aplicável).

Durante a reunião foram abordados outros assuntos de âmbito profissional, nomeadamente no que concerne a formação técnica contínua dos engenheiros ucranianos, uma das preocupações de Nicolay Kiryukhin no cenário de reconstrução pós-guerra, bem como outras formas de estreitamento da relações bilaterais entre a OE e a USEAU, que serão em breve aprofundadas através de reuniões técnicas.