Case Studies em debate na Região Sul

02 de Junho de 2023 | Engenharia Civil

No âmbito da exposição de Maquetes de Barcos e Pontes, inaugurada em 20 de abril último, e patente na Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE) até ao próximo dia 15 de junho, o Conselho Diretivo da Região Sul da OE organizou, com o apoio do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil e do Eng. João Paiva Nunes, promotor da exposição, a Conferência "Pontes | Case Studies”.

A sessão foi aberta pela Engª. Rita Moura, vice-Presidente do Conselho Diretivo e pelo Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, Eng. Fernando F. S. Pinho, que moderou esta iniciativa e apresentou o leque distinto de oradores convidados.

Foram discutidos vários temas, entre eles, os processos construtivos de diversas pontes metálicas e mistas, nos quais o Eng. João Paiva Nunes teve intervenção direta; a utilização do túnel de vento para a melhoria da aerodinâmica de pontes, apresentado pelo Eng. António Reis; a importância e a realização de ensaios com modelos reduzidos, como ferramenta auxiliar do projeto, pelo Eng. Luís Câncio Martins e a apresentação do projeto e do processo construtivo da nova ponte do metro sobre o rio Douro, pelos Engenheiros Filipe Vasques e Emílio Merino.

A Conferência, considerada de grande interesse pela generalidade da numerosa assistência, foi encerrada pela Vice-presidente do Conselho Diretivo, Engª. Rita Moura, que agradeceu a presença e participação de todos.

Consulte as apresentações:

- Pontes Metálicas e Mistas - Eng. João Paiva Nunes