fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ciclo de Palestas sobre Biomateriais apresentou o tema “A impressão 3D e os novos materiais na medicina”

31 de Dezembro de 2021 | Engenharia de Materiais


Decorreu no dia 16 de dezembro, via Zoom, mais um Webinar inserido no ciclo de palestras sobre Biomateriais promovido pelo Conselho Regional do Colégio de Engenharia de Materiais. Nesta sessão foi abordado o tema da Impressão 3D e a sua aplicação na produção de materiais utilizados na Medicina. 

A aplicação de tecnologias como a impressão 3D na Medicina permite desenvolver dispositivos médicos de elevada precisão e capazes de mimetizar eficazmente o material biológico que visam substituir. Para assegurar a diferenciação e proliferação celular que possibilita, por sua vez, a regeneração óssea nativa devem também ser asseguradas a biointegração, biocompatibilidade e, muitas vezes, a biodegradabilidade destes materiais. 
Este é um dos caminhos mais interessantes para a investigação em novos Materiais e cada vez mais são precisos métodos de fabrico, sendo mais uma ponte entre a Engenharia e a Medicina em prol da contínua evolução dos tratamentos clínicos. 

O orador convidado foi o Eng. André Castro, Engenheiro Biomédico do IST/UL, Investigador Integrado do IDMEC - IST/UL, Professor Auxiliar Convidado na Atlântica - Instituto Universitário e Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal.

Esta sessão, que contou com mais de 50 participantes, foi apresentada pela Engª Rosa Miranda, Coordenadora do Colégio de Materiais da Região Sul, sendo o encerramento feito pela Eng.ª Ana Paula Duarte, Vogal deste Colégio


Assista à gravação da sessão aqui.

Aceda à apresentação do Eng. André Castro aqui.



Parceiros Institucionais