fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ciclo de Palestras intituladas "Aventuras Improváveis de Engenheiros Geógrafos & Hidrógrafos"

22 de Dezembro de 2020 | Engenharia Geográfica




No passado dia 16 de dezembro, realizou-se mais uma palestra no âmbito do ciclo das "Aventuras Improváveis de Engenheiros Geógrafos e Hidrógrafos", sob o tema "Engenharia Geográfica pelo continente africano – operação de cadastro predial em duas longitudes - Ilha da Boa Vista e Cabo Delgado", desta vez realizada de forma virtual, face às restrições atuais.
 
Apresentada pelo Engenheiro Geógrafo André Pinheiro, Consultor de Administração de Terras, a partir de Maputo onde reside atualmente, esta palestra consistiu na partilha de experiências vividas pelo continente africano, com particular enfoque em duas operações de cadastro predial, uma em Cabo Verde (Bairro da Barraca, Ilha da Boa Vista) e outra em Moçambique (Cabo Delgado), no que respeita a variáveis tais como a orografia, o enquadramento sociocultural das suas gentes e as limitações logísticas associadas, entre outras circunstâncias.

Com esta partilha ficou bem patente o engenho que o profissional tem de impor neste contexto e a relevância das ciências geográficas no suporte ao trabalho desenvolvido.

Assistiram à palestra cerca de meia centena de colegas, que não quiseram deixar de ouvir o testemunho pessoal sobre estes projetos realizados por terras africanas, a experiência, as histórias, os locais e suas gentes. O evento terminou com uma muito participada sessão de perguntas e respostas.

Consulte aqui a apresentação.

Consulte a gravação aqui

Parceiros Institucionais