Cidade do futuro apresentada em Lisboa

25 de Janeiro de 2023 | Geral

Realizou-se esta terça-feira a primeira sessão da apresentação do projeto "Future World Vision”, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. A iniciativa é uma parceria com a Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE), pretendendo apresentar algumas das melhores ideias de engenharia tendo em vista uma projeção realística do futuro. Essa demonstração foi feita através da "Mega City 2070”, uma ferramenta virtual que reproduz uma visão altamente pormenorizada de uma cidade hipotética no ano de 2070 e que chamou a atenção da comunicação social para o tópico.

O projeto foi apresentado aos engenheiros portugueses pela Presidente da ASCE, Maria C. Lehman, com recurso a diversos vídeos com intervenções de engenheiros americanos que participaram no projeto. A apresentação focou-se nos temas da energia alternativa, veículos autónomos, alterações climáticas, cidades inteligentes, construção e materiais avançados e políticas e financiamento. Na sessão participaram ainda Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Nick Parikh, da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, e Elsa Henriques, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. A iniciativa passa também pelo Porto.

Antes da sessão realizou-se também uma reunião bilateral com a ASCE, onde foram abordados temas  como o reconhecimento da profissão do engenheiro civil e a cooperação entre as duas instituições.