Colégio de Geológica e Minas promove palestra sobre gestão de locais contaminados

04 de Março de 2019 | Engenharia Geológica e de Minas

Organizado pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, com a colaboração do Departamento de Ciências da Terra da FCT NOVA, realizou-se no dia 25 de fevereiro, no auditório da Região Sul, em Lisboa, uma palestra sobre avaliação quantitativa de risco para a gestão de locais contaminados / application of risk assessment for the management of contaminated sites.

O orador principal desta sessão foi o Eng. Atul M. Salhotra, PhD, engenheiro civil, com diversos títulos de especialização na área da engenharia geológica, nomeadamente no domínio geoambiental, e presidente da empresa Risk Assessment & Management Group (RAM Group), Inc. (Texas, USA), especializada em avaliação e gestão de risco de locais contaminados.

Em representação do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, a sessão foi aberta pelo Eng. Paulo Sá Caetano (Conselho de Admissão e Qualificação) que agradeceu a presença dos participantes e realçou a importância do tema para diversas especialidades de engenharia, para além da geológica e mineira, tais como a engenharia do ambiente, civil e química. Tomou também da palavra a Eng. Graça Brito, da FCT NOVA, que destacou a importância no campo da investigação científica e do ensino destes assuntos relacionados com a avaliação da contaminação de terrenos e dos riscos associados.

O convidado principal da sessão, Eng. Atul Salhotra, apresentou uma interessante resenha de vários exemplos de estudos, realizados nos Estados Unidos, de avaliação de risco e gestão de locais contaminados em ambiente urbano e industrial e respetivas medidas de mitigação adotadas.

A sessão terminou com um período de questões por parte da assistência que permitiu debater vários aspetos particulares no que diz respeito a projetos e obras de requalificação ambiental de locais contaminados em Portugal, até em termos de comparação com os casos apresentados e a realidade de um país com uma longa experiência em projetos desta natureza.