6 de dezembro de 2019, 9h00, Sede Nacional da OE, Lisboa

29 de Novembro de 2019 | Geral

A Ordem dos Engenheiros (OE), o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHC-FCSH-UNL), o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UÉ) e o Mestrado Erasmus Mundus  - Technique, Patrimoine,Territoire de L’industrie (TPTI) uniram-se na organização de um Colóquio Comemorativo dos 150 anos da Criação da Associação dos Engenheiros Civis Portugueses, que terá lugar no dia 6 de dezembro, na Sede Nacional da OE, em Lisboa.

Há 150 anos, em 1869, nasceu a primeira associação profissional de engenheiros portuguesa, a Associação dos Engenheiros Civis Portugueses (AECP), que permaneceu ativa até à constituição da Ordem dos Engenheiros, em 1936.

A criação da AECP confirmava o reconhecimento da Engenharia como uma atividade essencial ao progresso de Portugal, e a consagração do estatuto social dos engenheiros como profissionais altamente qualificados no contexto económico, social e político da época. Era evidente o esforço prosseguido pelos engenheiros no sentido da sua afirmação como classe, patente na problemática da defesa e definição do título de engenheiro, da salvaguarda de uma identidade profissional específica e da defesa de um espaço próprio de intervenção.

Página do evento »»»