fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Colóquio sobre Processos de Membranas nas Indústrias do Vinho e Cortiça: Sustentabilidade e Valorização de Subprodutos"

31 de Outubro de 2017 | Engenharia Agronómica, Engenharia Química e Biológica


Os Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Química e Biológica (CRCEQB) e de Engenharia Agronómica (CRCEA), promoveram no passado dia 24 de outubro, um  Colóquio denominado: "Processos de Membranas nas Indústrias do Vinho e Cortiça: Sustentabilidade e Valorização de Subprodutos", que decorreu no auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.


A abertura do Colóquio esteve a cargo do presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Engº António Laranjo, da Coordenadora do CRCEA, Engª Mariana Krohn e do coordenador do CRCEQB, Engº Gonçalves da Silva, que deram as boas vindas aos participantes. 


A  moderação do Colóquio esteve a cargo da vogal do CRCEQB, Eng. Helena Avelino, e contou com os oradores, Professora Norberta de Pinho do IST, Professor  Luís Miguel Minhalma do ISEL e o Enólogo Duarte Lopes da Fundação Eugénio de Almeida.


Na primeira parte do colóquio a professora Norberta de Pinho e o Professor Luís Miguel Minhalma apresentaram o tema: Membranas, módulos e a sua aplicação a processos; os parâmetros principais na otimização de processos com membranas. O enólogo Duarte Lopes apresentou o tema: Tratamentos para estabilização tartárica de vinhos; com especial ênfase ao processo de eletrodiálise versus "tratamento a frio”, utilizados na Adega da Cartuxa. Durante o coffee break, os participantes tiveram a oportunidade de comparar através de prova, os vinhos brancos da Adega Eugénio de Almeida processados por tratamento a frio e por eletrodiálise.


A segunda parte do Colóquio contou com a intervenção da professora Norberta de Pinho e do professor Luís Miguel Minhalma apresentando os temas: A aplicação de membranas na recuperação e valorização de subprodutos nas indústrias dos vinhos e da cortiça, respetivamente.


A sessão finalizou com algumas questões e intervenções dos participantes aos oradores.


Parceiros Institucionais