Competências digitais na construção foram tema de conferência na Região Sul

18 de Julho de 2019 | Geral

Decorreu, no passado dia 2 de julho, no auditório da Região Sul, uma conferência internacional subordinada ao tema 'Competências Digitais na Construção: Normalização, Capacitação e Internacionalização'. A conferência, que teve a duração de um dia, contou com a participação de cerca de 150 participantes, representando todos os intervenientes da fileira da construção.

Organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, esta atividade contou, na sua sessão de abertura, com a intervenção do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, e do coordenador do Colégio Regional de Engenharia, Fernando Pinho. O enquadramento da sessão ficou a cargo de António Aguiar Costa, vogal do Colégio Regional de Engenharia Civil e principal dinamizador desta conferência, que apresentou os desafios da digitalização e a contribuição de cada um dos oradores para a discussão do tema.

O programa da conferência contou com a participação de diversas entidades de reconhecido mérito na indústria nacional e internacional, que debateram a progressiva digitalização da indústria e colocaram no centro da discussão a importância da normalização, capacitação e internacionalização no contexto da inovação digital.

Foram apresentados os casos das seguintes entidades: a DST, que partilhou a sua experiência e identificou alguns desafios da digitalização e do BIM; a COTEC, que inspirou e sensibilizou a audiência para a importância da inovação e, particularmente, para a inevitabilidade da digitalização da indústria; o Instituto Português da Qualidade (IPQ), que apresentou o processo de normalização em Portugal e realçou o seu papel crucial em contextos de maior complexidade; a CT197-BIM, coordenada pelo Instituto Superior Técnico, que apresentou os mais recentes trabalhos normativos no âmbito do BIM (tendo para isso a colaboração da Engexpor e da Xispoli); a TOP Informática, que apresentou soluções digitais e colaborativas com capacidade de incentivar a mudança; o Cluster das Rochas Minerais, que apresentou o seu projeto Inovstone 4.0 e o desafio de integrar a indústria em torno do BIM e da digitalização dos processos; a Universidade do Minho, que apresentou o master BIM europeu BIM A+; a Technological University of Dublin, que partilhou a experiência de renovação dos seus currículos educacionais para integrar o BIM; Belfastmet que apresentou o projeto europeu BIMCERT para certificações de competências BIM; a APCER que discutiu a certificação no contexto da construção e as oportunidades de desenvolvimento futuro; o IEFP, que apresentou a sua visão para a formação profissional no contexto das competências digitais e o Cluster AEC, que partilhou algumas das suas iniciativas rumo à transformação da indústria.

A conferência permitiu igualmente a partilha de experiências, bem como a discussão dos próximos passos, valorizando o papel humano na mudança de paradigma. As competências digitais não são apenas competências tecnológicas. São também, competências sociais e de gestão, que ficaram bem claras ao longo dos diversos testemunhos. O desafio é agora pensar o futuro, que deve ser sustentado por uma forte componente normativa, estar alinhado com as boas práticas internacionais e ser orientado para profissionais qualificados.

A sessão de encerramento contou com a presença de Jorge Grade Mendes, presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.