Conclusão do Ciclo de Conferências online "Projeto, Reparação e Reforço de Estruturas de Betão"

28 de Outubro de 2020 | Geral, Engenharia Civil

No dia 21 de outubro decorreu, via zoom, a quarta e última sessão do ciclo de conferências subordinado ao tema "Projeto, Reparação e Reforço de Estruturas de Betão”, promovido pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros.

Esta quarta sessão foi dedicada às Pontes de Betão Armado e contou com a participação, enquanto oradores, do Eng. António Perry da Câmara, da Perry da Câmara & Associados, Lda e da Engª Carla Marchão, Prof. Auxiliar da FCT-UNL e Vogal do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil.

A conferência teve início com a intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Luís Machado. Em seguida, o Eng. António Aguiar Costa, Vogal do Conselho Regional do Colégio (CRC) de Engenharia Civil da Região Sul, apresentou o programa geral da Conferência e os oradores.

Seguiram-se as apresentações dos oradores, tendo a primeira incidido sobre o projeto de reabilitação de um viaduto rodoviário em que, por se verificar que não tinha capacidade resistente adequada para as ações sísmicas, se previu o seu equipamento com um sistema de isolamento sísmico. A segunda apresentação focou um trabalho de investigação sobre otimização e dimensionamento de blocos de ancoragem de pré-esforço em pontes de betão com secção em caixão.

A sessão de encerramento ficou a cargo do Coordenador do CRC de Engenharia Civil da Região Sul, Eng. Fernando Pinho, que agradeceu aos oradores, sublinhou o interesse de todas as intervenções e fez um balanço do Ciclo de Conferências.

Tal como nas sessões anteriores, também nesta conferência os membros mostraram uma forte adesão e interesse pelo tema, tendo assistido 113 pessoas.

Neste ciclo de conferências, que abrangeu áreas complementares, desde a conceção à execução, passando pela reparação e reforço de estruturas de edifícios e pontes de betão armado, estiveram efetivamente presentes um total de 535 participantes.

Consulte a gravação desta sessão aqui

Consulte as apresentações: