fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Conferência sobre "Petróleo e Gás: a evolução dos preços, as mudanças estratégicas nos mercados e as consequências geopolíticas"

06 de Outubro de 2015 | Geral


Foi num auditório lotado que  decorreu, no passado dia 1 de outubro, esta conferência alusiva à temática do Petróleo e Gás, que teve na abertura da sessão a participação do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Carlos Mineiro Aires. Para além de realizar uma introdução ao tema, apresentou o orador convidado, o Eng. António Costa Silva, Presidente da Comissão Executiva da Partex Oil & Gas. Durante a intervenção deste orador, foi feita uma retrospetiva do contexto geopolítico energético e económico no âmbito do petróleo e do gás, concretizando-se uma análise sobre a evolução dos preços e mudanças estratégicas nos mercados, bem como um prognóstico sobre as principais tendências, oportunidades e desafios futuros. Foram referidas algumas variáveis que podem potenciar contornos mais críticos, como a ameaça de grupos radicais, economias débeis, subidas e descidas drásticas da cotação dos combustíveis, catástrofes naturais, e todo o tipo de conjunturas instáveis. Mencionou-se a dependência mundial dos combustíveis fósseis, e no caso português em concreto, também a dependência dos transportes rodoviários e a expansão do parque automóvel. Na opinião do orador, a dependência energética continua a ser outro problema do país, tendo o grande fardo da exportação. O Eng. António Costa Silva sugeriu uma aposta maior nas energias renováveis e na produção de gás natural, podendo, Portugal, eventualmente, vir a transformar-se numa "plataforma atlântica" de gás natural.

Foi evidente o interesse suscitado pela apresentação em todos os presentes, que manifestaram a sua curiosidade na temática, numa sessão de perguntas e respostas bastante participativa.


Consulte aqui a apresentação.

Consulte aqui o vídeo da conferência

Parceiros Institucionais