fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Consequências para os equipamentos de baixa tensão e todas as massas, dos defeitos fase-terra, na parte de alta tensão dos postos de transformação

Trabalho do Eng. Ribeiro Fernandes

13 de Fevereiro de 2020 | Engenharia Eletrotécnica


Os efeitos das sobretensões nas instalações elétricas, nomeadamente as que resultam de um defeito (curto-circuito) entre a parte de alta tensão e a "terra das massas" (proteção) de um posto de transformação, podem ser muito perigosos para as pessoas e equipamentos.

Nesta conformidade, é publicado o presente trabalho, da autoria do Eng. Ribeiro Fernandes, que apresenta a correlação destes defeitos com os vários valores de resistência das massas do posto de transformação, pois estes (valores de resistência) são fator importante na elevação do potencial das massas, em relação à terra (tensão de defeito e tensão de contacto).

São também considerados neste trabalho o tipo de subestações alimentadoras dos postos de transformação e o tipo de esquemas usados nas ligações à terra das instalações de utilização de energia em baixa tensão (TT; TN; IT).

- Consequências para os equipamentos de baixa tensão e todas as massas, dos defeitos fase-terra, na parte de alta tensão dos postos de transformação »»»

Parceiros Institucionais