fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Conversas à Volta do Vinho da Alteia Vinhos

11 de Fevereiro de 2020 | Engenharia Agronómica






O Conselho Regional do Colégio de Engenharia Agronómica da Região Sul levou a efeito, no passado dia 6 de fevereiro, mais uma edição das já tradicionais "Conversas à Volta do Vinho". Desta vez, a sessão foi dedicada aos vinhos do Douro, tendo como convidado o engenheiro agrónomo Fausto J. M. Vieira Cardoso, responsável pelos vinhos Alteia.

Neste evento, os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor os vinhos oriundos do Douro histórico, no caso concreto, produzidos nas vinhas da Penajóia e de Alvações do Corgo, um leito de características naturais e singulares, que têm uma ligação forte às tradições, à cultura e ao património. 

Na apresentação que realizou, o produtor salientou as excecionais condições de produção, com solos pobres, grandes declives, influências atlânticas e mediterrânicas, aliadas a uma criteriosa escolha das variedades utilizadas, que proporcionam uma maturação lenta, gradual e equilibrada dos frutos, conferindo aos vinhos "Alteia” uma frescura, jovialidade e qualidade singulares. 

Na prova que se seguiu, muito animada com interação dos participantes, foram provados espumante, vinhos brancos e tintos, os quais foram sendo previamente apresentados pelo produtor, que ia chamando a atenção para as diferentes características de cada um. 

A degustação culminou da melhor forma com a prova de um interessante vinho branco de colheita tardia de 2013, com um forte aroma a mel, equilibrado e muito agradável.

Um final de tarde agradável e proveitoso pela partilha de informação e conhecimento.


Parceiros Institucionais