CPLP Comemora 20 anos

Duas décadas de cooperação e intercâmbio na área da Engenharia

19 de Julho de 2016 | Geral

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) comemora 20 anos de dedicação ao "aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros".

Trata-se de uma organização internacional formada por nove países, que hoje representa cerca de 260 milhões de habitantes.

A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em 2002 admitiu Timor-Leste e, recentemente, a Guiné Equatorial, numa decisão pouco consensual que assenta no facto de ter a língua portuguesa na sua génese.

De acordo com o Bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), "esta organização representa um mar de oportunidades para fortalecer e incentivar mais a cooperação e a troca de experiências no campo do ensino e da prática da Engenharia”.

Nesta oportunidade, a OE de Portugal saúda as Ordens dos Engenheiros de Angola, Cabo Verde, Macau e Moçambique, assim como o Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Brasil e os engenheiros da Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A todos endereça a vontade, aqui expressa, de aprofundamento das relações de cooperação e institucionais existentes, tendo por base o reforço da lusofonia no Mundo.