fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Curso de Especialização em Madeiras: da Reabilitação ao Dimensionamento

11 de Janeiro de 2022 | Geral


O Institute for Advanced Studies and Awareness (IASA) e o Centro de Estudos de Engenharia Civil (CEEC) do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) estão a organizar o curso de Especialização em Madeiras: da Reabilitação ao Dimensionamento, que conta com o apoio da Região Sul da Ordem dos Engenheiros. Esta formação decorrerá entre os dias 7 de março a 2 de abril de 2022.

Atualmente, a Economia Circular está subjacente à maior parte dos projetos de construção. Produtos mais sustentáveis e que apresentem um longo ciclo de vida são, cada vez mais, uma opção. A Madeira deve ser vista cada vez mais como um material de construção fundamental, devido ao seu modelo económico circular e sustentável. Porém, existem lacunas no seu conhecimento, quer no ato de projetar estruturas em madeira, quer em obra na sua aplicação e ainda falhas graves na reabilitação. 
 
Objetivos da Formação
Este curso pretende capacitar os profissionais ligados ao setor da engenharia nas competências de modelação em estruturas de madeira, cálculo e análise de resultados com base na normalização Europeia em vigor, área onde existe um défice formativo dos cursos superiores de Engenharia Civil.
Tem também o propósito de habilitar os profissionais para uma apreciação crítica das estruturas de madeira existentes, do comportamento global dos edifícios e das implicações de diversas opções de intervenção e reabilitação estrutural correntes.

Programa
O curso está dividido em 3 módulos:

Módulo 1 – Reabilitação das Estruturas de Madeira (pós-laboral, 3x3 horas, 7, 8 e 9 de março 2022)
Módulo 2 – Cálculo de Estruturas de Madeira de acordo com o Eurocódigo 5 (EN 1995-1:2014) (pós-laboral, 3x3 horas, 14, 15 e 16 de março 2022)
Módulo 3 – Cálculo Automático de Estruturas de Madeira ROBOTÒ (sextas e sábados, 2x8 e 2x7 horas, 25, 26 de março e 01 e 02 de abril 2022)

Os três módulos serão desenvolvidos por reconhecidos especialistas na área da construção de madeira que colocam em prática o seu saber fazer todos os dias.

Destinatários
Módulo 1 – Destinado a todos os interessados na área, desde carpinteiros e construtores a projetistas, diretores de obra, entidades licenciadoras, entre outros.
Módulo 2 – Destinado preferencialmente a engenheiros civis, projetistas, diretores de obra, entre outros.
Módulo 3 – Destinado preferencialmente a engenheiros civis, projetistas e outros técnicos ligados ao dimensionamento de estruturas.

Local
Plataforma ZOOM
 
Os Membros da Ordem dos Engenheiros usufruem de 10% de desconto sobre o valor da inscrição. Caso se proceda à inscrição nos 3 módulos, o desconto será de 15%. 

Mais informações e inscrições aqui




Parceiros Institucionais