fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Debate a Construção Civil nos Açores

O presente e as perspectivas para o futuro

09 de Abril de 2018 | Geral


Depois da agricultura e dos transportes marítimos chegou-se ao momento de  analisar e de discutir, o presente e o futuro de mais um sector considerado estratégico para o desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores: o da Construção Civil. 


Em que situação se encontra o sector da construção nos Açores no presente momento? Que dificuldades enfrentam e que anseios têm os empresários do sector privado? Que desafios e oportunidades se colocam ao sector público e que análise faz o sector académico e científico do estado da arte? Por fim, que impacto a revolução tecnologia tem no setor e que alterações ao modelo (tal como o conhecemos)  estas alterações poderão trazer ?


Para falar sobre estes tópicos e partilhar as preocupações de todos os dias de quem trabalha e vive deste sector, a OERA reuniu, no passado dia 13 de abril, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, um vasto  conjunto de "stakeholders”do setor. 


O encontro e o saudável confronto de ideias, contou com o contributo técnico-científico e com o conhecimento aprofundado do terreno, partilhado por oito oradores (intervenientes no debate), por entre os quais se encontram representados agentes com responsabilidades no sector público, empresarial, académico e associativo. 


Uma nota de boas-vindas e de enquadramento foi trazida pelo Presidente do Conselho Diretivo Regional, Eng. Paulo Moniz. Seguiu-se a intervenção de fundo do Especialista António Costa Aguiar, Professor no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura do Instituto Superior Técnico, cujo trabalho de investigação tem sido desenvolvido no âmbito da Gestão da Informação, Gestão de Projetos e Contratação e, particularmente aprofundado na vertente das tecnologias de informação e BIM (Building Information Modeling)Para cadenciar e moderar a sessão-debate; fazer a ponte entre o presente e o futuro e para lançar as questões que importa ver respondidas e analisadas, esteve o  jornalista Osvaldo Cabral que procurou estimular a sempre bem-vinda e importante participação do público e dos intervenientes nos painéis de discussão. 


No primeiro painel foram conhecidas as opiniões  do Diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), Eng. Fernando Fernandes; do Presidente da Aicopa, Dr. Pedro Marques; e da representação da Ordem dos Engenheiros para as Ilhas de São Miguel e Ilha Terceira, os Engenheiros André Cabral e Marco Poim. Na sequência de um curto intervalo,  tomaram lugar no segundo momento da manhã, a Secretária dos Transporte e das Obras Públicas, Dra. Ana Amorim da Cunha; o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dr. José Manuel Bolieiro e o Eng. Fernando Santo, Engenheiro Civil, cuja vastíssima experiência no sector público e privado muito contribuiu para o enriquecimento deste último momento da jornada de trabalhos. 


Será de realçar, que o objectivo da Ordem dos Engenheiros- Região Açores ao organizar este e outros debates anteriores, foi o de trazer um contributo eminentemente técnico às problemáticas a discutir. Sendo este o contexto de atuação da instituição, o  debate sobre o presente e as perspectivas para o futuro do sector da Construção Civil nos Açores, foi um encontro entre os diversos agentes que atuam no sector e que trouxeram, no seu conjunto, quer através da presença nos painéis de discussão ou através da participação ativa enquanto espectadores na plateia, um retrato plural e abrangente do sector. 

 

 

Parceiros Institucionais