Delegação de Évora marca presença em duas iniciativas sobre mármores portugueses

30 de Julho de 2019 | Geral

A Delegação Distrital de Évora marcou presença, nos dias 30 e 31 de maio, em Vila Viçosa, em duas atividades promovidas pelo Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património (CECHAP): uma conferência internacional sobre os mármores do Alentejo e uma mesa redonda sobre o futuro na economia dos mármores portugueses.

Realizada no âmbito do encerramento da segunda fase do estudo 'Património e História da Indústria dos Mármores (2017-2019)', a conferência, subordinada ao tema 'Os mármores do Alentejo: 2000 anos de memória e património', contou com a participação de diversas personalidades.

A iniciativa teve como mote a divulgação dos principais resultados do referido estudo, no qual se pretendeu relevar a importância dos mármores alentejanos enquanto matéria-prima utilizada para a conceção de elementos esculturais e decorativos produzidos nas oficinas de canteiro, bem como refletir sobre a evolução histórica deste ofício e a necessidade da sua reinvenção perante os desafios do futuro.

A investigação sobre o património e história da indústria dos mármores pretende demostrar como o domínio do conhecimento histórico, técnico, industrial e artístico sobre um determinado valor patrimonial pode sustentar a sua capacidade ou função cultural e turística. Especificamente, este estudo abrange um setor da atividade económica extremamente relevante para vários concelhos do Alentejo, onde o mármore – produto endógeno – tem ditado a história e a cultura de homens e técnicas, transformando a paisagem e a imagem da arquitetura e do urbanismo da região.

No dia 31 de maio, a convite da direção do CECHAP, a delegada distrital de Évora, Isabel Duarte, integrou a mesa redonda 'Os mármores portugueses. Qual o seu futuro na economia?', que decorreu sob a coordenação da ASSIMAGRA - Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins, e que juntou várias entidades do setor.

No âmbito destas duas ações, procedeu-se ao lançamento de dois livros, gentilmente oferecidos pela Direção do CECHAP: 'Mármore: 2000 Anos de História, volume I – Da Antiguidade à Idade Moderna' e 'Mármore: 2000 Anos de História, volume II – A evolução industrial, os seus agentes económicos e a aplicação na Época Contemporânea'. Estas obras estão disponíveis para consulta e/ou aquisição na Delegação Distrital de Évora.