Delegação de Santarém promoveu visita técnica à Reserva Natural do Paul do Boquilobo

14 de Junho de 2018 | Geral

No passado dia 26 de maio, a Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, promoveu uma visita à Reserva Natural do Boquilobo, no âmbito de um conjunto de visitas técnicas e culturais que têm vindo a ser realizadas anualmente.

O programa de atividades da Delegação Distrital de Santarém continua a explorar o território da região nas suas múltiplas vertentes e a atrair o interesse dos engenheiros, não só da região, mas também da área de Lisboa. Entre os participantes, num total de 23, havia engenheiros de quase todas as especialidades, como se viria a descobrir nas conversas proporcionadas ao longo desta jornada.

Situada na confluência dos rios Almonda, Alviela e Tejo, a Reserva Natural abarca uma área de 817 hectares, pertencente às quintas da Broa, de Mato Miranda e do Paul, tendo o Estado adquirido cerca de 180 hectares de terrenos onde se localiza a área de proteção total da reserva. Já a Reserva da Bioesfera abrange uma área muito maior, superior a 2.000 hectares, integrando as freguesias da Golegã e Torres Novas e, por pouco, não atingiu a margem do rio Alviela no concelho de Santarém. No Centro de Interpretação, localizado na Quinta do Paul, os participantes ficaram a saber que, desde 1981, a Reserva Natural do Paul do Boquilobo passou a integrar a rede mundial de reservas da Biosfera da UNESCO, tendo sido a primeira área portuguesa a integrar a rede, classificação esta que está para o património natural como a classificação da UNESCO está para o património cultural.

Como Reserva da Bioesfera, o Paul do Boquilobo é reconhecido internacionalmente como exemplo de boas práticas em matéria de relacionamento entre as populações humanas e o ambiente, na manutenção do equilíbrio entre a qualidade ambiental, nomeadamente da biodiversidade e o desenvolvimento sustentado.

Nesta área, com os terrenos mais férteis do país, a agricultura continua a desempenhar um papel essencial para a economia. "Foram os agricultores, através da associação Agromais, que propuseram a candidatura à UNESCO", afirma Fernando Pereira, arquiteto e responsável pelo acompanhamento da visita, sublinhando que "aqui pratica-se agricultura de excelência e os agricultores conseguiram incorporar o conceito de sustentabilidade na utilização dos recursos, com bons resultados, pois têm vindo sempre a aumentar a produtividade com a utilização cada vez mais eficiente dos recursos, como a água e os agroquímicos". E os resultados, segundo o intérprete da Reserva, estão a ser muito positivos com um aumento da biodiversidade, com o regresso de aves, como o Ibis e todas as variedades de garças, e garantindo os níveis dos lençóis freáticos, essenciais para a agricultura.

Em 2014, a Reserva passou a ter um modelo de gestão partilhado pela ONGATEJO, pelas Câmaras de Torres Novas e Golegã e pelo Instituto da Conservação da Natureza, com o apoio de um conselho diretivo consultivo que integra mais de 50 entidades como autarquias, escolas, organizações não governamentais, associações de desenvolvimento local, agricultores e representantes de atividades económicas.

A partir do Centro de Interpretação do Paul do Boquilobo, seguiu animado o passeio de três horas pelos trilhos existentes. Penetrado o interior da Reserva, no meio da floresta de salgueiros, Fernando Pereira propôs um minuto de silêncio, que mergulhou os participantes numa sinfonia formada pelos sons da natureza pontuados pelos trinados das aves que os ouvidos mais experimentados conseguiram identificar pelos nomes. Um ritual que se repetiria noutros pontos do percurso, com frequentes paragens e diálogos suscitados pela enorme curiosidade dos engenheiros. A abundância de pequenos sapos levou os engenheiros a terem cuidado onde pisavam e com as explicações do guia, ficámos todos a saber distinguir um sapo de uma rã. Já perto do final, a captura de uma cobra de água pelo arquiteto Fernando Pereira gerou o entusiasmo geral. Já na zona de acesso restrito, a existência de dois observatórios de aves, permitiu aos visitantes verem o Paul no seu esplendor, povoado por milhares de aves.

O programa prosseguiu com um almoço no restaurante 'Retiro da Fataça', no Boquilobo, onde os participantes continuaram em animada conversa, agora já debruçados sobre as especialidades da casa: a enguia frita e a fataça na grelha.

"A visita teve como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de constatar in loco o contributo da Reserva para a conservação dos valores naturais, favorecendo a conservação da paisagem, dos ecossistemas e das espécies, fomentando o equilíbrio entre a natureza e o desenvolvimento social, cultural, e económico, promovendo o desenvolvimento sustentável", afirma o delegado distrital Rui Barreiro.

A Delegação Distrital de Santarém agradece ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, na pessoa da Maria João Martins, e ao arquiteto Fernando Pereira, pela sua disponibilidade e boa disposição no acompanhamento deste evento.

Assista ao vídeo da visita.