Delegação Distrital de Évora promove Workshops Formativos - Sanidade no Montado

03 de Novembro de 2021 | Geral

A Delegação Distrital de Évora da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, promove a 3ª edição dos Workshops Formativos sobre a Sanidade no Montado, que decorrem entre os dias 8 de novembro e 16 de dezembro, em formato presencial e online.

Estes workshops pretendem munir os formandos com ferramentas úteis à prevenção e minimização dos problemas de sanidade que podem afetar o Montado, sempre com uma abordagem integrada das diferentes componentes do Montado. Ao longo das várias sessões os participantes terão a oportunidade de partilhar as suas experiências, participar em sessões teóricas e práticas, através da realização de várias saídas de campo.

A formação será repartida por três módulos:

Módulo 1 - Os organismos que afetam saúde do Montado: O que são, como funcionam e os aspetos genéticos (11, 16, 18 e 22 de Novembro);
Módulo 2 - Que gestão para manter o Montado saudável (25 e 30 de novembro);
Módulo 3 - Um solo saudável no Montado (16 de dezembro).

A sessão de abertura e acolhimento aos participantes terá lugar no dia 8 de novembro, pelas 11h, na Sala de Conferências do Pólo da Mitra, Universidade de Évora.

Os formadores nestas sessões são investigadores do MED, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, ISA - Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, e técnicos da AFLOSOR - Associação dos Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sôr, UNAC – União da Floresta Mediterrânica e do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Esta iniciativa é organizada no âmbito do Projeto "InovMontado – Gestão de Recursos Partilhados para o Desenvolvimento do Montado” (PDR2020-2024-032930) - Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 e cofinanciada e apoiada pelo projeto InovMontado, Delegação Distrital de Évora da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Associação dos Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sôr (AFLOSOR), Associação dos Produtores Florestais de Coruche e limítrofes (APFC), Observatório do Sobreiro e da Cortiça e MED/Universidade de Évora.

A iniciativa que já vai na sua 3.ª edição, tem a organização conjunta do MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, a ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano, e a ESDIME - Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, e Terras Dentro -Associação para o Desenvolvimento Integrado.

Para mais informações sobre o programa e inscrições, visite o website da iniciativa: https://sanidadedomontado.uevora.pt/.