Delegação Distrital de Faro promoveu sessão informativa sobre Eurocódigo 8

12 de Março de 2021 | Geral

A Delegação Distrital de Faro promoveu, no passado dia 5 de março, uma sessão informativa relativa às "Consequências da Aplicação do EC8 e Métodos de Avaliação e Reforço Sísmico", que contou com a participação de 65 membros e com o apoio do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil.

Tendo como convidado o Eng. João Estevão, docente da Universidade do Algarve e doutorado no domínio da Engenharia Sísmica, a sessão contou também com a participação do Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, Eng. Fernando Pinho, do Delegado Distrital de Faro, Eng. António André, e da Delegada Adjunta Distrital de Faro, Eng. Elisa Silva.

Nesta sessão foi realizada uma descrição sumária das consequências da aplicação do Eurocódigo 8 ao projeto de estruturas de edifícios novos em betão armado, salientando as diferenças entre a NP EN 1998-1:2010 e a anterior regulamentação. Foram também sintetizados os métodos de avaliação e reforço sísmico de edifícios existentes, que estão estipulados na NP EN 1998-3:2017, designadamente no contexto da elaboração do relatório de avaliação de vulnerabilidade sísmica que está definido na Portaria nº 302/2019.

A Delegação Distrital de Faro agradece ao orador a disponibilidade para a realização desta palestra, bem como a todos os restantes membros que, remotamente, assistiram à mesma.

Consulte aqui a apresentação.