fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Delegação Distrital de Portalegre promoveu Seminário "Reabilitação e Reforço em Obras Especiais: Casos Práticos"

07 de Julho de 2022 | Geral






Decorreu no passado dia 25 de junho, em formato híbrido, a partir da sede da Delegação Distrital de Portalegre, o Seminário: "Reabilitação e reforço em estruturas especiais: casos práticos”, que teve como orador convidado o Eng. José Delgado, da empresa Civiconcebe. 

O primeiro caso prático apresentado foi o silo S340, da AdP Fertilizantes, S.A., construído nos anos 60, cuja estrutura dos módulos 8 e 9 tinha graves danos estruturais provocados pelos produtos fertilizantes, nomeadamente ataque químico do betão e corrosão de armaduras, com perda de resistência das secções. Foi efetuado o reforço com pregagens longas pré-esforçadas das bases dos arcos, encamisamento das travessas superiores dos arcos, projeções de betão estrutural em paredes e, ainda, reforço, por encamisamento, de estacas e injeção de fendas.

O segundo caso prático apresentado foi o edifício do "Batista Russo”, construído nos anos 50 e classificado como Património Industrial, situado na conhecida e movimentada rotunda do "Batista Russo”, na intersecção da Av. Marechal Gomes da Costa com a Av. Infante Dom Henrique, onde atualmente está instalado o complexo da Decathlon. O edifício foi construído em betão armado, de estrutura reticulada do tipo vigado, e tinha uma área de construção de 11 mil m2, que, após a reabilitação estrutural do edifício, passou para 16 500 m2 de área construída. As intervenções visaram a reabilitação estrutural do edifício em termos da durabilidade e da capacidade resistente para ações estáticas e dinâmicas. 

No seguimento desta sessão, decorreu um almoço convívio que promoveu a confraternização dos membros da Delegação Distrital de Portalegre.

Parceiros Institucionais