fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Dia 21 de março - Dia Internacional das Florestas é celebrado hoje

21 de Março de 2019 | Geral, Engenharia Florestal


O Dia Internacional das Florestas celebra-se hoje, dia 21 de março, com o objetivo de despertar consciências para o problema da gestão sustentável, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas para o benefício das gerações atuais e futuras.
 
Esta data foi definida no seguimento da resolução A/RES/67/200 adotada pela ONU em 21 de dezembro de 2012. A resolução encoraja todos os Estados-membros a organizar atividades relacionadas com todos os tipos de florestas e árvores fora das florestas, como campanhas de plantação de árvores.
 
As florestas cobrem um terço da massa terrestre do planeta Terra, desempenhando funções vitais em todo o mundo. Cerca de 1.6 biliões de pessoas − incluindo mais de 2.000 culturas indígenas − dependem das florestas para a sua subsistência.
 
As florestas são os ecossistemas com maior diversidade biológica que existem na terra, acolhendo mais de metade das espécies de animais, plantas e insetos. As florestas proporcionam também abrigo, empregos e segurança às populações que dependem delas.
 
As florestas desempenham um papel central na batalha contra as alterações climáticas. Contribuem para o equilíbrio entre oxigénio, dióxido de carbono e humidade no ar, e protegem as cascatas, que fornecem água fresca aos rios.
 
A Ordem dos Engenheiros associa-se a esta data e, assim, à floresta portuguesa, enquanto património natural e económico que importa preservar e cuidar, recordando a importância vital do trabalho do Engenheiro Florestal para o cumprimento desta missão.

Parceiros Institucionais